quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Em busca da qualidade


Com  o conceito do Praticismo, onde se analisa a vida atual, buscando soluções e métodos inovadores, a definição da nova classe sócio-econômica de usuários, vem provocar uma mudança no processo produtivo das indústrias.

Atualmente, a principal busca é atingir o menor preço competitivo, reduzindo o custo de produção para obter o melhor lucro possível na venda de um produto. Com isso, o foco é o custo de produção. Trocas de matéria-prima, redução na qualidade, mudanças na composição do produto, etc., toda e qualquer alteração que possa reduzir o custo de produção de um produto é utilizada pela indústria, na necessidade de manter seu produto competitivo no mercado, sem contar que parte desse “lucro” será diluída no processo de recebimento das vendas à prazo. Hoje, a venda é o único meio de receita das indústrias.

Com a idéia de transformar a propriedade em serviço, onde ao invés do cliente comprar e pagar pelo produto, ele simplesmente pede a instalação do mesmo e paga enquanto usar, o produto produzido pela indústria passa a ter um novo foco: a qualidade. Nesse processo, quanto melhor for o produto, mais tempo ele durar e mais recursos ele possuir, mais o cliente permanecerá como usuário deste, e, conseqüentemente, por mais tempo ele pagará a mensalidade.

Como as empresas terão suas receitas por mais tempo, isto é, antes ela só recebia um valor pela venda e, agora, passa a receber um valor constante pelo serviço, elas poderão investir mais em pesquisas e desenvolvimento de produtos que sejam realmente vantajosos para todos, não visando apenas seduzir o consumidor, mas sim, trazer benefícios, tais como, produtos que consumam menos energia, que utilizem produtos que agridam minimamente o meio-ambiente, produtos que sejam recicláveis ou intercambiáveis, aumentando a sua utilização, e quaisquer outros que venham a trazer uma melhoria para todos.

Não havendo a necessidade de se comprar o produto, mais pessoas terão acesso a ele, com custos baixos e, facilitando, teremos uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário